CONIC promove Semana de Oração pela Unidade Cristã CONIC promove Semana de Oração pela Unidade Cristã
Ecumenismo CONIC promove Semana de Oração pela Unidade Cristã

No próximo dia 28 de maio acontece no Brasil a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). A liderança e coordenação da iniciativa no país é do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), que organiza as ações nos diversos estados.

O tema deste ano é “Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move – Celebração do 500° Aniversário da Reforma”.

Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja.

O objetivo da iniciativa é estimular em todos os cristãos a expressão do grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a rezar juntos por uma unidade cada vez mais plena.

O material da SOUC foi preparado pela Comissão Ecumênica Alemã, país considerado um dos berços da Reforma.

Oferta da Semana de Oração

A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que se acredita realmente na unidade dos cristãos (João 17:21).

Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance.

Vale lembrar que a oferta faz parte da celebração. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus.

Confira os temas da Semana de Oração dos anos anteriores:

Semana de Oração, edição 2013: TEMA: “O que Deus exige de nós?”

Semana de Oração, edição 2014: TEMA: “Acaso Cristo está dividido?”

Semana de Oração, edição 2015: TEMA: “Dá-nos um pouco da tua água.”

Semana de Oração, edição 2016: TEMA: “Proclamai os altos feitos do Senhor.”

Por Canção Nova, com CONIC

No comments so far.

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *