A ORAÇÃO DO SENHOR – EXPLICAÇÃO DO PAI NOSSO A ORAÇÃO DO SENHOR – EXPLICAÇÃO DO PAI NOSSO
Sabemos que a ORAÇÃO é a elevação de nossa alma a Deus (CIC 2559), mas muitas vezes nos encontramos como os discípulos de Jesus,... A ORAÇÃO DO SENHOR – EXPLICAÇÃO DO PAI NOSSO

Sabemos que a ORAÇÃO é a elevação de nossa alma a Deus (CIC 2559), mas muitas vezes nos encontramos como os discípulos de Jesus, sem saber como orar. E Jesus ensinando a seus discípulos, ensina também a cada um de nós essa oração tão bela e tão completa, que apesar de repetirmos com freqüência, não tomamos conhecimento da força que ela tem. A oração do Pai Nosso contém uma invocação e sete pedidos, três em honra de Deus e quatro em favor do homem.

Mergulhemos então na Oração que JESUS nos ensinou…

 

 

A ORAÇÃO DO SENHOR

 

Estando Jesus num certo lugar, orando, ao terminar, um dos seus discípulos pediu-lhe: Senhor, ensina-nos a orar (cf Lc 11,9).

 

E em atenção a este pedido Ele nos ensinou a Oração do Pai-Nosso. Ora, esta oração é mais resumida em Lucas (5 pedidos) e mais longa em Mateus (7 pedidos). A Igreja escolheu a versão de Mateus, como segue:
PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, VENHA A NÓS O VOSSO REINO, SEJA FEITA A
VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU; O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE PERDOAI-NOS AS
NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO; E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM
TENTAÇÃO, MAS LIVRAI.-NOS DO MAL.
O “amém” é uma conclusão que veio posteriormente o qual é confissão de fé pessoal que dizemos após as orações. Amém, é uma palavra hebraica e significa, assim seja (fiat), eu creio. O Pai- Nosso pode ser rezado de forma ecumênica. Basta acrescentar às palavras: “porque vosso é o reino, o poder e a glória para sempre”, antes do amém. Na missa, nós rezamos a resposta ecumênica na conclusão geral do Pai Nosso. O Pai-Nosso é também chamado de Oração da Igreja, Oração do Senhor ou Oração Dominical. A expressão Dominical, quer dizer do Senhor, porque foi Ele próprio que no-la deu e ensinou. A expressão DOMINICAL deriva do nome Senhor, em latim, que é
DÓMINUS. Também de DÓMINUS vem DOMINGO que quer dizer o Dia do Senhor, em latim, DIES DÓMINI. Após a oração do Pai-Nosso o Senhor mandou: “Pedi e vos será dado” (cf. Lc 11,9). Isto significa que todos podem dirigir suas preces diretamente ao Céu, mas começando sempre pela Oração do Senhor, o Pai-Nosso.

O Pai-Nosso é a principal oração. Ele resume os Evangelhos e ocupa o centro da Bíblia, completa os Salmos. É a mais perfeita das orações, como nos fala São Tomas de Aquino.

A Oração dominical é a mais perfeita das orações (…) Nela não só pedimos tudo quanto podemos desejar corretamente, mas ainda segundo a ordem em que convém desejá-lo. De modo que esta oração não só nos ensina a pedir, mas ordena a também todos os nossos afeitos” (cf. Sto Tomás de Aquino, s. th. 11-11,83,9).

PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS

Esta primeira frase do Pai-Nosso, ainda não é uma petição, mas um gesto de adoração e reconhecimento da majestade de Deus. Vamos entendê-la por parte.
a) PAI: ABBÁ
Pai é uma palavra tão pequena, porém, no Pai-Nosso tem grande significado. Chamando Deus de Pai, significa que as promessas do AT se cumpriram, Deus já nos salvou e, de fato, somos filhos de Deus pela graça e adoção do Batismo. Ora, para rezar bem o Pai-Nosso é preciso purificar o coração das falsas imagens de pai que trazemos por geração. A Deus ninguém viu, como podemos falar mal da sua bondade? Deus supera toda bondade paterna que conhecemos. Não podemos transportar para Deus nossas falsas idéias de pais, pois seria fabricar ídolos em nosso coração. Devemos ver e amar
o Pai como Filho nos revelou: Pai-Nosso que estais nos Céus. O coração humano nem as forças angélicas jamais podem conceber o amor que Deus Pai tem por seus filhos. Deus nos ama de tal maneira que deu seu Filho único para morrer na cruz para nos salvar (cf. Jo 3,16). A maior alegria de Deus é o homem vivo e a maior alegria do homem e ver a face de Deus.
Logo, rezando Pai-Nosso, Deus nos revela a nós mesmos e aderimos ao Dom gratuito recebido numa conversão contínua assemelhando-nos cada vez mais a imagem de Cristo. Ser outro Cristo.

b)NOSSO
“Nosso”, não significa posse exclusiva. Deus não é propriedade privada de particular. “Nosso” indica uma relação sempre nova entre Deus e o homem. Que nós somos seu povo e Ele é nosso único Deus. Quando rezamos ao Pai nosso, estamos glorificando com o Filho e o Espírito Santo, nosso Deus Criador. Gramaticalmente falando, “nosso” significa algo comum a vários. E de fato nosso pai e um só. Ora, se o Pai é nosso somos todos irmãos. Logo, rezando ao “nosso Pai”, rezamos por todos os homens em comunhão com toda a Igreja nossa mãe. Somos uma só alma, um só corpo e um só coração. Portanto, se não me sinto irmão de todos é porque o Espírito do Pai não está mais em mim.

c) QUE ESTAIS NOS CÉUS
Mandando rezar esta frase, Jesus quer que creiamos que existe o Céu, a “morada” de Deus, dos Anjos, dos Santos, nossa casa definitiva. Ele deseja que caminhemos em direção à nossa Pátria. Ora, Céus, no plural, indica a grandeza de Deus, todo lugar onde Deus habita, inclusive em nós. Céu, é estado ou situação de graça, um modo de ser em Deus. Dizer que Deus está no Céu não significa que está longe de nós, mas que supera toda paternidade que vemos. Nós, cristãos, estamos na carne, mas não vivemos segundo a carne. Passamos nossa vida na terra, mas somos cidadãos do Céu.

 

 

Fonte: II Seminário de Cura e Libertação (S.V.E.S 2001)

Ir. Suzana do Coração Agonizante de Jesus, pjc

Fratérnitas Sagrado Coração de Jesus – Penha

 

  • Denis Francisco Pocai

    16/03/2016 #1 Author

    A Paz irmãos!!!!
    Estava consultando o site, na parte de formação sobre o assunto “Pai Nosso”, e vi um artigo: ORAÇÃO DO SENHOR – EXPLICAÇÃO DO PAI NOSSO, gostei muito do que pude ler, mas só tem disponível o começo do Pai Nosso e não a explicação de toda a oração.
    Gostaria que verificassem, pois está muito bem explicado o que pude ler e pretendo usar nos encontros de catequese.
    Obrigado.
    Denis

  • Carla de Pinho

    16/04/2016 #2 Author

    Gostaria de me juntar com o Denis, na sua colocação acima. Tb gostei muito da explicação do Pai Nosso, porém, explica somente o começo. Peço que deem uma revisada,.
    Obrigada
    Carla

  • Dércio Rafael Massuque

    07/07/2016 #3 Author

    Seu Comentário:eu amo Deus com todas as minhas forças mas eu gosto de vestir muito bem…ja nao sei se estarei contrariando muito mas eu amo o senhor

  • SILVANA CHIAPPETTA MENDES

    03/05/2017 #4 Author

    A PAZ DE CRISTO. GOSTARIA DE RECEBER O RESTANTE DESSE BELO E EXPLICATIVO ESTUDO SOBRE A ORAÇÃO DO PAI NOSSO. COMO ISO SERIA POSSÍVEL. GRATA, FIQUEM NA PAZ.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *