A alegria e a dor ser humilhado A alegria e a dor ser humilhado
“Foi bom para mim ser humilhado, a fim de aprender vossos decretos” (Sl 118,71). Humilhação! Se tem uma palavra que nos assusta e vai... A alegria e a dor ser humilhado

“Foi bom para mim ser humilhado, a fim de aprender vossos decretos” (Sl 118,71).

Humilhação! Se tem uma palavra que nos assusta e vai contra tudo aquilo que desejamos, é essa.

Não admitimos, não queremos, não permitimos, relutamos. Nos machuca demais, porque fere aquilo que somos, ou melhor, que queremos ser.

Mas, gostaria de testemunhar e ressaltar os benefícios que certas humilhações podem trazer a uma alma.

O que?! Isso mesmo! Assim como o salmista podemos dizer: “Para mim foi bom ser humilhado!”

Ao longo da vida, nós temos a tendência de criar e se utilizar de alguns personagens. Tentamos ser aquilo que não somos, para quem sabe, sermos aceitos mais facilmente. Adotamos falas, pensamentos, manias, comportamentos (até mesmo vestuários) para tornar-nos aquilo que as pessoas querem que sejamos.

Por causa do mesmo medo, temos também o costume de negar e esconder nossos defeitos, limitações e erros. Para isso, normalmente, utilizamos do velho e conhecido mecanismo de projeção, apontando nos outros os erros que são nossos e estão em nós.

E a humilhação? É ela que muitas vezes, Deus utiliza para nos fazer encontrar com a VERDADE! Na humilhação, nossas mascaras caem, nosso personagem fracassa e a beleza daquilo que somos, fraquezas e fortalezas, aparecem e se mostram como são verdadeiramente.

As lagrimas derramadas na humilhação nos tiram as mascaras da alma e nos fazem encontrar com nosso eu mais profundo que foi feito a imagem e semelhança de Deus. No humilde Deus se revela, se manifesta e o preenche.

A humilhação quem sabe é o meio mais rápido para nos fazer humildes! E o que é humildade? Santa Tereza diz que a humildade é a verdade.

Ser humilde nada mais é que ser verdadeiro. Se apresentar com suas potencialidades, mas também revelar suas fraquezas sem medo do que vai acontecer.

Porque gastamos tanto tempo e esforço tentando ser aquilo que não somos? Será que Jesus estava errado quando disse que a verdade tem o poder de libertar?

Além do mais, se percorrermos as Sagradas Escrituras veremos que Deus se encanta com o humilde, ou seja, aquele que se reconhece dependente dele.

Não quero dizer que você precisa pedir ou procurar a humilhação, mas quando ela vier, aceite de bom grado, pois pode ser que Deus esteja querendo te trazer de volta para perto dele. O grande risco do orgulhoso é o de dirigir seus próprios passos, escolher seus próprios caminhos e cada vez mais ir para longe de Deus.

Só o humilde é capaz de fazer aquela oração que agrada e comove o coração de Deus.

Por muito tempo alimentei sonhos de grandeza, e muitas vezes, estava recheado de boas intenções, mas hoje vejo que quanto menos nós somos, mais Deus se inclina para nós e age em nós. Custou-me entender que a lógica de Deus é diferente da nossa, afinal no Reino de Deus:

– “os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.

– “quem quiser salvar a sua vida vai perde-lá, mas quem sacrificar a sua vida, vai salvá-la”.

– “Quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado”.

Peço a Deus e Virgem Santíssima que nos conduza pelo caminho da humilhação, da porta estreita, do Gólgota, da Cruz, para que humilhados, humildes, e verdadeiros cheguemos à glória da ressurreição e lá poderemos ouvir:

“Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque passou a primeira condição” (Ap 21, 3-4).

 

Ir. Kephas Filho das Santas Chagas, pjc.
“Pasce agnos meos”

  • Solange conceiçao

    16/11/2011 #1 Author

    gloria a Deus!como foi doloroso passar por esse processo;que comecou quando o *caminho*me fez conhecer Deus de uma forma tao verdadeira que eu nao pude mais ser a mesma mulher e o que era dor e sentimento de perda hoje è alegria;vivo no meu dia a dia esta frase.                                                       *Quando Deus me da o direito de recomeçar eu tenho o dever de mudar*.Padre Gilson.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *