Vocacional Vocacional
Deseja consagrar a sua vida a Deus? Conheça o carisma da Fraternidade O Caminho Vocacional

Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, carregue sua Cruz e segue-me”.
(Mc. 8,34)

 

Todos os homens são chamados ao mesmo fim, o próprio Deus. Existe certa semelhança entre a unidade das pessoas divinas e a fraternidade que os homens devem estabelecer entre si, na verdade e no amor. O amor ao próximo é inseparável do amor a Deus. (CIC. 1878)

Novo Adão, na mesma revelação do ministério do Pai e de seu amor, Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem e lhe descobre a sua altíssima vocação. Em Cristo, imagem do Deus invisível (Cl. 1,15), foi homem criado à imagem e semelhança do Criador. (CIC. 1701)

Mestre onde moras?” (Jo.1,38). Este questionamento dos discípulos mostra que estão interessados pela morada do Senhor. A morada do Senhor é “O Caminho”!. Foi no caminho que Jesus se encontrou com os discípulos, e é neste mesmo caminho que Ele faz o chamado “Vinde e vede” (Jo. 1,39), mas, também é no caminho que este mesmo Senhor se encontra com os pobres e necessitados de amor.

O vinde e vede é um convite questionativo do Senhor, pois somente no seguimento eles (os discípulos) poderiam saber mais do Senhor. Quando o homem se encontra com o amor misericordioso de Cristo ele é impulsionado a deixar tudo e segui-lo. Somente o amor de Deus nos faz deixar as “redes de nossa vida” para nos tornarmos pescadores de homens.

A etimologia da palavra vocação vem do verbo latino vocare, que significa “chamar”. É a tradução do termo “vocatione” que quer dizer chamado, apelo, convite, convocação.

É uma iniciativa gratuita, proposta que parte de Deus , que é a dimensão teológica. E impulso interior de cada pessoa onde conscientemente responde ao plano de amor de Deus, que é a dimensão antropológica.

Sendo que Cristo morreu por todos e que a vocação ultima do homem é realmente uma só, a saber, divina, devemos sustentar que o Espírito Santo oferece a todos, sob forma que só Deus conhece, a possibilidade de se associarem ao Mistério Pascal.

A nossa vocação é o maior de todos os benefícios que recebemos e diariamente continuamos a receber do nosso benfeitor, o Pai das misericórdias, pelos quais devemos render infinitas graças; e quanto mais perfeita ela é, mais d´Ele nos tornamos devedores”. (Sta. Clara de Assis)

O fundador da Obra, Pe. Gilson, diz que são muitos os jovens que, quando se sentem chamados para uma vida consagrada, têm como primeira atitude rejeitá-la, exclamando: “Isto não é coisa para mim !”. É como se essa vocação fosse a pior coisa do mundo e por isso mesmo jamais poderia aceitar.

Outras atitudes freqüentes são: vergonha, o que vão pensar de mim?, a insegurança, o que vai ser de mim agora?, a dúvida, será que não é coisa da minha cabeça? E principalmente do medo de Deixar tudo. O medo é ausência do Espírito Santo.

Diante do chamado de Deus o que nos resta a não ser permitir que o Senhor nos conduza, se Ele chama é porque tem certeza que podemos ser resposta generosa a este apelo divino. A vocação é o gesto de amor mais “escandaloso” de Deus para com o homem, é o Senhor chamando-o para fazer parte de seu discipulado de amor.

O estado de vida consagrada aparece, portanto como uma das maneiras de conhecer uma consagração mais intima que se radica no batismo e se dedica totalmente a Deus, na vida consagrada, os fieis de Cristo se propõem, sob a moção do Espírito Santo, seguir a Cristo mais de perto, doar-se a Deus e amando-o acima de tudo, procurando alcançar a perfeição da caridade a serviço do Reino, significar e anunciar na Igreja a glória do mundo futuro. (CIC. 916)

O terceiro milênio aguarda a contribuição da fé e da inventiva de uma multidão de jovens consagrados, para que o mundo se torne mais sereno e capaz de acolher a Deus e, nEle, todos os seus filhos e filhas. (VC 106 – João Paulo II)


As dimensões da vocação

Quando se fala em vocação vale-se ressaltar que existem suas dimensões, são elas: dimensão humana, dimensão cristã e dimensão específica.

Dimensão Humana: é dom gratuito de Deus, o chamado à vida, a existência, um desenvolvimento da dignidade humana. A vocação humana é fundamental, pois sem desenvolvê-la é impossível sermos cristãos, pois antes de sermos cristãos, somos humanos; desse modo, devemos desenvolver todas as nossas potencialidades que foram dadas por Deus, para que haja um mundo mais justo e igualitário, portanto, o homem precisa descobrir que primeiramente o Reino de Deus é algo que está em seu interior.

Dimensão Cristã: o batismo nos torna filhos de Deus. Todo batizado é chamado a seguir Cristo, sua Igreja e Palavra. Ser cristão é uma urgência de todo batizado, é permitir que a força do sacramento nos leve a radicalidade do nome cristão. Cristão é aquele que tem o Cristo na alma. Essa dimensão tem que gerar no batizado o desejo de ser como Cristo, em tudo fazer vontade do Pai.

Dimensão Especifica: é a caracterização especifica de um estado de vida vocacional. Por exemplo, a vocação laical, que são leigos chamados a santificar o mundo, os leigos são especialmente chamados por Deus a tornarem a Igreja presente e operosa naqueles lugares e circunstancias onde apenas através deles ela pode chegar como sal da terra (Pio XI, Encíclica Quadragésimo Ano). a vocação ordenada, que é subdividida em três: diácono, presbítero e os bispos, e a vocação religiosa que pela profissão dos conselhos evangélicos (pobreza, castidade e obediência) se tornam almas esposas do Cristo Esposo.

A vida religiosa é a radicalidade do batismo, é o chamado para ser um “outro Cristo”, como por exemplo, o Seráfico Pai São Francisco e Santa Clara, que abraçando o Cristo-Todo tornaram-se semelhante a Ele. “O mundo tem saudades de Francisco” (João Paulo II)


A vocação na Obra

Sabe-se que a Fraternidade O Caminho é um Instituto de vida religiosa mista (irmãos e irmãs) onde seus membros são consagrados a Deus pela profissão dos conselhos evangélicos.

Os irmãos que tem o desejo do sacerdócio serão acompanhados ao longo da formação, e num discernimento estreito com o formador decidirão juntos tão sublime chamado. Sabendo que a Fraternidade não é uma obra clerical e sim religiosa.

Mas também em torno da Obra há um grande numero de leigos que vivem o carisma em sua casa, no trabalho, na escola, ou seja, vivem no mundo. Esses leigos associados carinhosamente são chamados “irmãos de aliança”.

A vocação na Obra é tida como um comprometimento espiritual. Diante do Senhor Sacramentado todos os dias é implorado para que Ele envie santas vocações à Igreja, à Obra. Antes da vocação chegar até a obra ela já vai sendo gerada no coração de Deus para que permaneça firme e fiel em seu santo propósito.


Acompanhamento vocacional

Na Fraternidade O Caminho não há uma comissão vocacional nacional que acompanha as vocações, mas em cada casa de missão (as fraternitas) tem um (a) irmão (ã) que é designado para o santo oficio.

O acompanhamento vocacional para a Fraternidade é algo sagrado, a vocação tem que ser bem acompanhada, seja para a vida religiosa ou leigo associado, para que no tempo futuro dê fruto doce à Obra e conseqüentemente à Igreja de Cristo.

Ao longo dos anos foi sentindo essa necessidade de ter um (a) irmão (ã) responsável pelas vocações. Esse irmão (ã) não só acompanha o candidato, mas conhece sua vida, sua família, enfim, sua caminhada na Igreja.

Quando o candidato manifesta o desejo de viver como a Fraternidade vive, nesse instante começa o chamado discernimento vocacional, onde ao longo do tempo juntos em oração e direção escutarão a voz do Senhor.


O acompanhamento para vida religiosa

  1. O acompanhamento é realizado por um irmão (a), de no mínimo seis meses, sendo que aqueles que já tiveram uma outra experiência consagrada como por exemplo convento, seminário e diocese, esse tempo perdurará por no mínimo hum ano.
  2. O contato vocacional do candidato com a obra, tem que ser feito por e-mail, carta, telefone ou se dirigir em uma de nossas fraternitas. Esse contato tem que ser constante e fundamentado na virtude da honestidade.
  3. Para o inicio do acompanhamento é necessário escrever uma carta de auto-apresentação contendo um pouco da historia de vida e vocacional, o tempo de caminhada na Igreja e como foi a conversão, relatar sobre o convívio familiar e vida afetiva, onde e como conheceu a Fraternidade e o nome da pessoa que apresentou.
  4. Se ao decorrer do acompanhamento, o candidato decidir ingressar na Obra com a permissão do (a) irmão (ã), ele será recebido como um vocacionado interno, sendo acompanhado mais de perto.
  5. É necessária a carta de apresentação e recomendação (de preferência um clérigo) do candidato.

O acompanhamento para leigo associado

  1. O acompanhamento é realizado pelo coordenador dos leigos, pois em cada fraternitas tem uma pessoa ou um casal responsável pela comunidade dos leigos.
  2. A pessoa que pretende abraçar tal vocação é convidada a estar perto da Obra antes de se decidir pelo acompanhamento.
  3. É pedida ao candidato uma carta de auto-apresentação, histórico de conversão e tempo de caminhada na Igreja.
  4. Então se faz uma experiência de um ano, envolvendo-se nos diversos trabalhos e depois disso, se este for realmente o desejo de sua alma, a pessoa faz suas promessas diante de toda a comunidade.
  5. Mesmo depois das primeiras promessas o leigo associado continuará sendo acompanhado, seja pelo coordenador, ou por um (a) irmão (ã) religioso (ã).

Só há seguimento quando há renúncia e Cruz.. Como dizia São Luís Maria Grignon de Montfort: “Nem Jesus sem a Cruz e nem a Cruz sem Jesus”. Coragem, vale a pena ser de Deus!


Entre em contato conosco:[email protected]

  • Amanda Gabriella

    20/10/2015 #1 Author

    Me chamo Amanda Gabriella, tenho 17 anos, moro em Ribeirão-PE e estou vocacionada a 5 meses nessa Obra. Me sinto muito feliz em saber que fui escolhida, fui chamada para ser toda de Jesus. Conheço a Fraternidade a 5 meses e 2 semanas, e sou apaixonada por esse santo carisma!
    Tenho uma admiração e uma gratidão sem tamanho por Pe. Gilson, nosso pai fundador. Tive o prazer e bênção de conhece-lo essa ano no primeiro CongraCongresso Internacional da Juventude Caminho, em São Paulo. Logo após essa semana nosso pai visitou nossa casa, onde abriu missão esse ano… Sou grata a Deus por nosso carisma, pelo sim de cada consagrado, e por Pe. Gilson ter a graça de continuar com nossa Obra.
    Jesus todo, todo de Jesus <3

  • Samara Santos

    24/04/2016 #2 Author

    A partir de quantos anos se pode ingressar na fraternidade?

  • Frei Kephas

    25/04/2016 #3 Author

    Depende do acompanhamento.

  • Maria Ribeiro

    26/04/2016 #4 Author

    Apartir de quntos nos pode-se começar um companhamento vocacional? Me apaixonei por esse carisma e o seguimento de cristo, Tenho 12 anos e lutei contra minhas vontades por algumas semanas, tenho medo de não levarem minhaa vocaçao a serio… Mas um versiculo da paavra me deu coragem… ” desde o ventre da tu mae, á te conhecias, bem antes que tu nascesse eu te escolhi” Tenho plen noção de que não posso brçar a vida religiosa agora, mas gostaria de apenas ser acompanhada, pois em algum lugar meu amado me esper e eu anseio por encontra-lo…
    Jesus todo, todo de jesus <3
    Paz e bem…

  • Frei Kephas

    27/04/2016 #5 Author

    Olá Maria,
    O acompanhamento começa com 15 anos! Mas você pode ir conhecendo o carisma cada vez mais e deixar crescer em você o desejo de ser Deus! Deus abençoe você!

  • Brunna Barros

    21/02/2017 #6 Author

    Quero conhecer a fraternidade como faço pra fazer uma experiência ?
    Sou de tailÂndia , Pará

  • Frei Placido Deus

    22/02/2017 #7 Author

    Boa noite,
    Pode entrar em contato com uma de nossas casas em Belém.
    Fratérnitas São Damião de Molokai – (91) 3222-7673
    Fratérnitas Santa Clara – (91) 4141-0868

    Deus abençoe!

  • Rayana

    02/03/2017 #8 Author

    olá.. gostaria de saber como posso fazer um acompanhamento vocacional… sou de José Bonifácio SP

  • Frei Placido Deus

    03/03/2017 #9 Author

    Boa tarde!
    Pode entrar em contato com nossas missões de São Paulo. Segue o numero para contato.
    Fratérnitas Sagrado Coração – 11 – 2564 9645
    2836 5609
    Falar com Ir. Elisabeth

    Deus abençoe

  • joao vitor

    05/03/2017 #10 Author

    Paz e bem
    Sou João Vitor, gostaria de fazer acompanhamento … sou aqui do Parana….
    Como faço?
    (Ja tive experiencia em um seminário…)

  • Beatriz

    11/12/2017 #11 Author

    Salve Maria, o acompanhamento só pode ser feito a partir de um primeiro contato com a fraternidade ou esse pode ser o meu primeiro contato?

  • Frei Placido Deus

    12/01/2018 #12 Author

    Bom dia!
    pode entrar em contato pelo fone: 11 2610 5852

  • Alexandre da Silva Neves

    04/03/2018 #13 Author

    Tenho 38 ja mandei e-mail e aguardando sobre o encontro vocacional

  • Francisco Neto

    19/04/2018 #14 Author

    Olá….
    Me chamo Francisco e gostaria de iniciar um acompanhamento com faço ???
    Sou de São Miguel do gama no Pará

  • Frei Placido Deus

    30/04/2018 #15 Author

    Boa noite entre em contato com a Fratéritas mais proximo de você que é em Belém/PA pelo fone: (91) 3222-7673
    E-mail: [email protected]

  • Luiz Carlos da Silva

    16/05/2018 #16 Author

    Senhores Orientadores Espirituais
    Discernimento Vocacional – Orientação Espiritual

    Recebi o chamado do nosso Pai agora aos 53 anos, estou em busca de ser compreendido e ter orientação neste chamado. Tenho “uma vida diferenciada” e que inclusive permeia em meu cérebro a clausura.

    Recebi uma revelação do verbo encarnado Jesus majestoso, poderoso, amoroso e mosericordioso por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, Santa Edwiges e Santa Luzia, com nosso Pai São José, dos anjos Miguel, Rafael e Gabriel a qual já fiz e começo a mostrar.

    Tenho a revelação para a PAZ no mundo e outras revelações.

    Mediante o texto acima, quem escreve é o humano ungido pelo Espírito Santo, que apenas e tão somente fui moldado pelo oleiro por todos estes anos, e como doeu, algumas pessoas ficaram incrédulos de como “meu cérebro e corpo suportaram”, mas que NUNCA FOI EU, NADA FOI EU E NADA É MEU.

    Algumas passagens que me fizeram entender:

    João 21,25
    Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém!

    João 20,30
    30. Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Amém!

    João 7,4
    Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Amém!

    1 Crônicas, 28, 20
    E acrescentou: “Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem se desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor.

    Que o mundo veja em nós o Espírito Santo de amor. E ouça em nossas palavras, as Palavras do Salvador

    Deuteronômio 1:17
    Não discriminareis as pessoas em juízo; ouvireis assim o pequeno como o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei.

    Isaías: 48,17
    Eis o que diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel: ” Eu sou o Senhor teu Deus, que te da soluções salutares, que te conduz pelo caminho que deves seguir”.

    Quando Deus lapidar sua vida e sentires dores, não chore, alegre se, pois ele está fazendo de voce um diamante. Deus não lapida vidro, apenas pedras preciosas, ele faz da queda um crescimento, dos erros um aprendizado, das lágrimas uma purificação e de pessoas como você vaso de valor infinito🙏💫🌟

    ROMANOS 5, 3-5
    Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. 

    2 CORÍNTIOS 1,4
    Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

    – ELE da “os escapes” na caminhada de sua obra:
    1 CORÍNTIOS 10,13
    Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suporta

    – JESUS fala:
    SALMOS 25,7
    Não vos lembreis dos pecados de minha juventude e dos meus delitos; em nome de vossa misericórdia, lembrai-vos de mim, por causa de vossa bondade, Senhor.

    1 JOÃO 1,9
    Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça. 

    JOSUÉ 1,9
    Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

    ECLESIASTES 2:12-13
    Comecei então um estudo comparativo das virtudes da sabedoria e da loucura; e qualquer outra pessoa chegaria às mesmas conclusões do que eu — a sabedoria é mais válida do que a loucura, tal como a luz é melhor do que as trevas.

    1 Coríntios 1,27 
    Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.

    Jeremias 1,5
    Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações.

    Atos 22,10
    Senhor, que queres que eu faça?

    Lucas 18,22
    Vem e segue-me;

    Isaías 6,8
    Eis-me aqui, envia-me!

    Aguardo vosso contato

    Att;

    Luiz Carlos da Silva
    21 984063222

  • Frei Placido Deus

    17/05/2018 #17 Author

    Boa noite!
    Entre em contato conosco pelo fone: 11 2610 5852 – Falar com Frei Eliakin.
    Deus abençoe!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *