Há ainda muitas dúvidas acerca dos carismas. Aprendemos no catecismo que havia apenas sete: sabedoria, inteligência, ciência, conselho, piedade, fortaleza e temor de Deus....

Há ainda muitas dúvidas acerca dos carismas. Aprendemos no catecismo que havia apenas sete: sabedoria, inteligência, ciência, conselho, piedade, fortaleza e temor de Deus.

Para maior clareza, é preciso dizer que “nem todas as manifestações do Espírito são carismas”. São carismas só aqueles que são para proveito comum (1Cor 12,7), para o bem da própria comunidade como um todo, ou para o serviço dos irmãos da comunidade, ou para servir àqueles que ainda não pertencem à comunidade, mas são chamados por Deus para integrá-la.

Há muitas manifestações do Espírito que são, antes de tudo, para o bem pessoal, e portanto, não recebem o nome de carisma. São para edificação pessoal: os sete dons infusos (cf. Is 11,2), os frutos do Espírito (Cf. Gl 5,22), muitas inspirações e moções, revelações interiores, consolações espirituais e virtudes. Estas todas são manifestações do Espírito que se destinam à edificação dos próprios destinatários. Os carismas, ao contrário, são para o serviço da comunidade.

Em três de suas cartas, São Paulo faz uma listagem de carismas. Percebe-se que sua intenção não era a de apresentar uma enumeração precisa, sistemática, mas a de ensinar, orientar, exortar para a realidade da existência, da diversidade, da origem, da função, da hierarquia e do uso correto dos carismas. Com toda certeza, São Paulo poderia ter enumerado muitos outros carismas que ele constatava presente nas suas comunidades cristãs.

Podemos dividir os carismas em grupos distintos segundo sua função. Não há pretensão de apresentar uma classificação exata, clássica, completa.

Carismas de conhecimento

São aqueles, pelos quais o Espírito Santo comunica á mente e ao coração do cristão conhecimentos íntimos, secretos ás vezes, de que necessita para auxiliar, servir melhor, socorrer à comunidade ou algum membro da mesma; conhecimentos que por si só, ele não poderia ter.
Carisma de Palavra de Sabedoria – 1Cor 12,8.
Carisma de Palavra de Ciência – 1Cor 12,8.
Carisma de Profecia – 1Cor 12,10; Rm 12,6.
Carisma de discernimento dos Espíritos – 1Cor 12,10.
Carisma de Interpretação das Línguas – 1Cor 12,10.

Carismas de ensino

São aqueles carismas pelos quais o Espírito Santo se manifesta para ungir, capacitar, aperfeiçoar os cristãos que se dedicam a ensinar o povo de Deus, principalmente para ensinar as verdades reveladas.
Carisma de Apóstolo – 1Cor 12,28; Ef 4,11.
Carisma de Profeta – 1Cor 12,28; Ef 4,11.
Carisma de Doutor – 1Cor 12,28; Ef 4,11.
(de Ensinar) – (Rm 12,7).
Carisma de Pastor – Ef 4,11.
Carisma de Evangelista – Ef 4,11.

Carismas de ação concreta

São os carismas pelos quais o Espírito Santo se manifesta para capacitar, aperfeiçoar, inspirar e mover aqueles que se dedicam à ação concreta e direta nas comunidades cristãs.
Carisma de Governar – 1Cor 12,28.
Carisma de Presidir – Rm 12,8.
Carisma de Socorrer os Necessitados – 1Cor 12,28.
Carisma de Exortar – Rm 12,8.
Carisma de Exercer Misericórdia – Rm 12,8.
Carisma de Distribuição de Esmolas – Rm 12,8.
Carisma de Ministério – Rm 12,8.

Carismas de poder divino

São os carismas pelos quais o Espírito Santo se manifesta com toda força e poder divinos para que, através dos portadores dos mesmos, Ele realize obras de grande poder.
Carisma da Fé – 1Cor 12,9.
Carisma de Curar Doenças – 1Cor 12,9; 1Cor 12,28.
Carisma de Milagres – 1Cor 12,10; 1Cor 12,28.

Carismas de oração

São aqueles pelos quais “o Espírito Santo vem em socorro da fraqueza humana, pois não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém” (Rm 8,26) e se manifesta concedendo uma oração poderosa, em forma não convencional, em língua desconhecida.
Carisma da variedade de Línguas – 1Cor 12,10; 1Cor 12,28.
Carisma da Interpretação das Línguas – 1Cor 12,10.

Percebemos, nesta listagem, toda variedade e a grande riqueza das manifestações do Espírito Santo na Igreja nascente, aperfeiçoando, fortalecendo, capacitando para a missão de servir na comunidade todos os que se disponham a servir.

 

Fonte: Carismas para o nosso tempo
Pe. Alírio José Pedrini, SJC

 

Irmã Suzana do Coração Agonizante de Jesus, PJC

  • luiz carlos Camacho

    20/11/2011 #1 Author

    PUXA ! NAO PODEMOS TER CARISMAS PARA TRAZERMOS DE VOLTA UMA MULTIDAO DE ALMAS ? 

    NINGUEM PODE PEDIR MISSAS POR ESTA INTENÇAO ?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *