round image on layout top

OS SETE PEDIDOS DO PAI NOSSO – Parte I

Publicado em 20 de outubro de 2011

Os três primeiros pedidos falam das coisas do Céu. Os quatro últimos das coisas da terra.

a) PRIMEIRO PEDIDO: SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME
Santificado seja vosso nome nos chama a reconhecer Deus como Santo.

Não falar Seu Nome em vão, não banalizar o Seu Nome, pois, o nome é a pessoa e sua identidade.

Santificado seja vosso nome não significa que Deus não seja santo, mas que falta ser santificado em nós. É um convite a que sejamos santos e irrepreensíveis diante dele. Tudo nos será dado por acréscimo se o Nome de Deus for santificado por nósem nós. Somente assim Ele poderá permanecer em nós.

Ora, nas águas do batismo fomos lavados, santificados, justificados em nome da Santíssima Trindade (cf. ICor 6,11). Então pecamos! Logo pedimos que, perseveremos naquilo que começamos a ser. Mas, é preciso pedir todos os dias, porque pecamos todos os dias. Devemos purificar nossos pecados pela santificação do Santo Nome de Deus em nós rezando: Santificado seja vosso Nome em mim.

Quando digo, santificado seja vosso Nome, estou dizendo que Deus salve e santifique todas as coisas. Ora, vivendo na fé, Deus é santificado, mas vivendo no pecado, Deus é blasfemado (cf. Rm 2,24; Ez 36,20-22). Rezemos todos os dias para que mereçamos ter em nossa alma tanta santidade quanto é santo o Nome de Deus (S. Pedro Crisólogo).
b) SEGUNDO PEDIDO: VENHA A NÓS O VOSSO REINO


Os pedidos estão sempre no plural indicando que Deus ama todos os Seus filhos. Que o Reino seja para todos. Ora, pedir a vinda do Reino de Deus é pedir a vinda do próprio Cristo. O Reino de Deus é mais do que a realeza ou porção geográfica, é o reinado, o tempo de Deus. O Reino de Deus vem desde a primeira Missa, eem cada Eucaristia, Ele está no meio de nós, e virá definitivamente no fim dos tempos.

Pedir o Reino de Deus, não é pedir o fim do mundo nem mera riqueza material, mas acima de tudo, os bens convenientes. Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (cf. Rm 14,17). Pedir o Reino de Deus não é fuga, mas humildade e confiança, pois, sabemos que não poderemos realizá-lo sem o auxílio divino.

Não fugimos do compromisso ao pedir o Reino. Nossa vocação à vida eterna não nos dispensa de trabalhar pelo Reino de Deus aqui na terra para todos. Venha a nós o vosso Reino, é dizer:

Maranathá, vem, Senhor Jesus! Que o pecado não impere mais em nosso mundo, em nossa vida.

Que haja pureza de ações e intenções nos corações. Impera, Jesus, para que imperemos juntos.

c) TERCEIRO PEDIDO: SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU

Esta é a vontade de Deus: que todos se salvem e conheçam a verdade (cf. lTs 2,3-4). Deus vive adiando a sua Parusia (última vinda) dando oportunidade para que todos O aceitem ou O rejeitem para sempre (cf. 2Pd 3,9). Deus não quer perder um só dos Seus filhos. A vontade de Jesus é que cumpramos o seu Mandamento: nos amemos uns aos outros, como ele nos amou (cf. Jo 13,34). A vontade divina é que vivamos unidos como irmãos e filhos de Deus. Jesus nos revela qual o mistério da sua vontade. Vejamos quantas coisas Ele fez em nosso favor (cf. Ef 1,1-11).

Ora, quando rezamos “assim na terra como no Céu”, estamos pedindo para a terra os bens do Céu, ou seja, que aconteça na terra tudo que reina no Céu, isto é, que a terra se torne um Céu, que o Céu aconteça na terra. Embora frágeis, podemos fazer a vontade de Deus aderindo a Cristo e ao Seu amor, deixando a Vontade do Pai agir em nós, pela força do Espírito Santo, podemos entregar nossa vontade ao Pai e decidir-nos a escolher o que Seu Filho escolheu: fazermos aquilo que agrada ao Pai (cf. Jo 8,29). Logo, vos pedimos, ó Pai: “Seja feita a vossa vontade” em mim e em Vós em toda terra. Seja banido da terra todo erro, vícios, sofrimentos, maldição, e que reine na terra a verdade e a vida nos corações, floresçam as virtudes e não seja mais a terra tão diferente do Céu. Amém.

Fonte: II Seminário de Cura e Libertação (S.V.E.S 2001)

Ir. Suzana do Coração Agonizante de Jesus, pjc

Fratérnitas Sagrado Coração de Jesus – Penha


Divulgue aos seus amigos:
Leia também:
  • No Related Post

Enquete

divider image
Qual foi a primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco?
  • Add an Answer
Ver o resultado
divider image



bottom round image

footertop right

Fraternidade O Caminho – Jesus todo, todo de Jesus. 2009 - 2014 © Todos os direitos reservados