Maranata! Vem… Maranata! Vem…
Hoje iniciamos o tempo do Advento. Serão 4 semanas de preparação para o Natal do Senhor. Tudo, na Liturgia nos ajudará nessa santa preparação,... Maranata! Vem…

Hoje iniciamos o tempo do Advento. Serão 4 semanas de preparação para o Natal do Senhor. Tudo, na Liturgia nos ajudará nessa santa preparação, na santa espera, cheia de esperança: o roxo significa a vigilância de quem aguarda, a moderação das flores ajuda-nos a concentrar nossa atenção naquele que vem, o “Glória” não cantado prepara-nos para cantá-lo com maior entusiasmo na Noite Santa do Natal. Os sentimentos do nosso coração devem ser a vigilância, a piedade humilde de Maria Virgem, de José, dos pastores, de Simeão, Zacarias e Isabel, o espírito de conversão anunciado por João Batista, o sonho de um mundo onde armas são substituídas pelas ferramentas de trabalho, como Isaías profetizou… Aproveitemos dessas semanas tão doces, que recordam a espera de Israel e da humanidade pelo Messias!

Para celebrarmos bem esse tempo de Graça precisamos entender o sentido dele. São Bernardo, fala de seis aspectos do Advento, são seis perguntas que podemos fazer: Quem é o que vem? De onde vem? Aonde vem? Para que vem? Quando vem? E por onde vem?

Quem é o que vem? É Jesus, o Yeshua, o Filho de Eterno Pai, gerado e não criado. Consubstancial ao Pai, ou seja, da mesma substancia. É Deus, O príncipe da paz. O Filho do Altíssimo. Ele será Grande disse o Anjo a Maria. É o Emanuel o Deus conosco! Ele é a luz do mundo! O Verbo que se fez carne!

De onde vem? Vem de Deus! Do coração do Pai. Vem do Alto céu. O Senhor faz essa opção pela descida. Desce ao decidir se fazer homem. Desce ao Nascer como uma criança indefesa em uma manjedoura. Desce ao querer nascer em Belém, a menor das cidades… Deus desce!

Aonde vem? Ao coração humano. Sim o Senhor quer nascer em nossos corações. O Advento é o tempo de preparar o coração. Não basta enfeitar as casas, as lojas, o comércio, mas o coração está cheio de lixo. O Senhor vai descer a nós! Vem fazer morada em nosso meio. O criador do céu e da terra decide morar no meu e no seu coração. Por isso preparemo-nos bem. E qual a melhor forma de fazermos isso: pela santa confissão; O Sacramento da Penitência é por onde fazemos a faxina da alma;

Para quem vem? Basta olharmos suas palavras e suas obras: Eu vim para aquele que estava perdido. Para a ovelha desgarrada. Para o filho pródigo. Para o doente. Vem para nós pecadores que confiamos em sua misericórdia.

Quando vem? Ele veio na Plenitude dos Tempos. Por isso a cada ano nos preparamos para celebrar o seu Natal, o seu aniversário. Mas ele vem! Vem em cada Santa Missa, em cada altar da Santa Mãe Igreja, espalhada pelo mundo inteiro. Em cada missa é natal! O Deus conosco, o Emanuel se faz presente. Mas ele virá! Não cabe a nós sabemos os tempos e os momentos, mas ele virá. Ele prometeu que voltará! O evangelho de hoje nos indica isso: Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”. (Mt 24,44)

E por onde vem? Vem por meio de Maria. A Virgem conceberá e darás a Luz um filho, e se chamará Emanuel. Que ela nos ajude a recebemos bem o seu filho Jesus, nosso Salvador.

Frei Kephas Filho das Santas Chagas, pjc.

No comments so far.

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *