Igrejas celebram Semana de Oração pela Unidade Cristã Igrejas celebram Semana de Oração pela Unidade Cristã
Até 20 de maio Igrejas celebram Semana de Oração pela Unidade Cristã

Igrejas cristãs de todo o Brasil celebram desde o último domingo, 13, a Semana de Oração pela Unidade Cristã, que termina em 20 de maio, solenidade de Pentecostes. A ação é uma resposta direta à oração de Jesus em João 17:21, que diz: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”. 

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é promovida pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), e acontece a nível mundial em duas épocas: no hemisfério sul, entre as Festas da Ascensão do Senhor e de Pentecostes; no hemisfério norte, no mês de janeiro.

No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados. Este ano, o material da SOUC foi preparado pelas igrejas do Caribe, região que possui complexa realidade política, com uma variedade de organizações governamentais, incluindo desde territórios coloniais (ingleses, holandeses, franceses e americanos) até nações republicanas.

O tema escolhido para este ano foi: “A mão de Deus nos une e liberta” (Ex 15,1-21). Resgatando a história e as consequências do colonialismo, tanto no Caribe quanto na América Latina, a SOUC 2018 convida para refletir sobre o trabalho análogo à escravidão que, no século XXI, fere tanto a humanidade quanto a imagem de um Deus de amor e liberdade. A escravidão e o trabalho humano degradante é um desafio contemporâneo a ser assumido pelas igrejas.

Para celebrar a Semana de Oração, todos os templos cristãos de todo o hemisfério sul são convidados a realizar celebrações ecumênicas, presididas por líderes religiosos.

Oferta da Semana de Oração

A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais; e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance. Durante a semana, ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos.

Por Canção Nova, com Arquidiocese de Brasília

No comments so far.

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *