C9 conclui mais um ciclo de reuniões sobre reforma da Cúria C9 conclui mais um ciclo de reuniões sobre reforma da Cúria
Balanço C9 conclui mais um ciclo de reuniões sobre reforma da Cúria

Terminou ontem, quarta-feira, 13, mais um ciclo de reuniões do conselho de nove cardeais (C9) que auxilia o Papa Francisco na Reforma da Cúria Romana. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, apresentou um resumo dos assuntos abordados nos três dias de reunião, 11, 12 e 13 de setembro.

Burke informou os jornalistas que o Santo Padre se uniu ao grupo a partir de terça-feira, após a viagem apostólica à Colômbia, e esteve ausente na manhã de hoje devido à Audiência Geral. Estiveram presentes nas reuniões todos os membros do C9, exceto os Cardeais George Pell e Laurent Monsengwo Pasinya.

Segundo Burke, os cardeais se dedicaram a um estudo sobre a situação das propostas entregues ao Papa Francisco pelo Conselho de Cardeais para a reforma da Cúria Romana. Houve também uma reflexão sobre os textos do Papa relativos à reforma da Cúria, guiada pelo Cardeal Óscar Rodriguez Maradiaga.

Os textos são, sobretudo, os do encontro tradicional natalino com a Cúria Romana, mas também dos pronunciamentos no Consistório de 12 de fevereiro de 2015 e de 17 de outubro de 2015, por ocasião do quinquagésimo aniversário do Sínodo dos Bispos.

Alguns temas debatidos foram: a Cúria como instrumento de evangelização e serviço ao Papa e às Igrejas locais, a descentralização, o papel das Nunciaturas Apostólicas, seleção e competência dos funcionários, menos clerical e mais internacional, com um aumento de jovens e mulheres.

Os cardeais refletiram também sobre o recente Motu Proprio “Magnum Principium”, acerca das implicações no que tange as tarefas da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, falou sobre o trabalho de seu organismo. Esta tarde, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, participou também dos trabalhos do C9.

Os cardeais releram os Estatutos do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, criado em 1º de setembro de 2016. O Cardeal Sean Patrick O’Malley atualizou os membros do C9 sobre os trabalhos da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores.

Sobre a eventual substituição do Cardeal Pell no Conselho de Cardeais, Burke, respondendo aos jornalistas, disse que a questão ainda não foi abordada.

Os trabalhos dessa 21ª reunião do C9 concluíram-se ontem. A próxima reunião está marcada para os dias 11, 12 e 13 de dezembro deste ano.

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano

No comments so far.

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *